NOTÍCIAS

AME JARDINS E SAMORCC UNEM ESFORÇOS

Tema de importantes discussões desde o início de 2018, a construção de um edifício de 16 andares na rua Estados Unidos, número 702, mobilizou o Conselho da AME JARDINS em parceria com a Sociedade dos Amigos, Moradores e Empreendedores do Bairro de Cerqueira César (SAMORCC). Por meio de ação civil pública proposta pelas associações, o projeto foi suspenso temporariamente no dia 17 de agosto por decisão liminar da 12ª Vara de Fazenda Pública, após parecer favorável do Ministério Público Estadual.

Com a decisão, a Prefeitura de São Paulo está, temporariamente, impedida de emitir alvará de execução da obra. A AME JARDINS e a SAMORCC continuam empenhadas para a suspensão total do projeto. Segundo o Conselheiro da AME, Joca Levy, o empreendimento traria efeitos para os moradores do entorno. “Se liberarem a construção, será uma sombra para os prédios mais próximos. Ali é uma zona de transição e de proteção dos Jardins, qualquer adensamento pioraria a situação do trânsito, que está no limite”, reforça.

O Plano Diretor de 2014 gerou dúvidas quanto à proteção em um pequeno trecho da rua Estados Unidos. A questão logo foi solucionada pela Lei de Zoneamento, que reiterou a proibição de imóveis com mais de 10 metros de altura no local. Foi justamente essa “janela” de dúvida que permitiu à incorporadora protocolar o projeto para a construção do edifício.