ZER – ZONA ESTRITAMENTE RESIDENCIAL
Permite somente uso residencial de uma área. Tem raras exceções, como instalação de museu ou casa de cônsul. O objetivo é assegurar as características dos bairros com casas para morada e que contam com intensa arborização. A maioria das ruas no miolo dos Jardins Paulista, Paulistano, Europa e América são ZER.
ZCOR 1 – ZONA CORREDOR COM PERMISSÃO PARA ATIVIDADE COMERCIAL
É mais restritiva, tem menos opções, só permite negócios de pequeno porte, compatíveis com a vizinhança residencial, como consultórios médicos e escritórios, comércios de baixo impacto e baixa incomodidade. Exemplos mais conhecidos nos Jardins são as Rua Groenlândia, Avenida Estados Unidos e Avenida Brasil.
ZCOR 2 – ZONA CORREDOR COM MAIS OPÇÕES DE ATIVIDADES COMERCIAIS
São sempre compatíveis com a vizinhança residencial. Desde 2016, a AME Jardins conseguiu manter a proibição na sua ZEPEC-AUE (Zona de Proteção Cultural e Ambiental) da instalação de usos enquadrados nas subcategorias de uso NR1-2 e NR1-13, tais como restaurantes, bares, buffets, salão de festas e eventos, cinemas, teatros, anfiteatros e arenas.
Portanto, os restaurantes que já estavam no bairro antes de 2016 estão regulares. Já aqueles poucos abertos após 2016, contrariando a lei, estão instalados irregularmente e funcionam com a conivência e a vista grossa da gestão municipal. A AME Jardins não compactua com os infratores e defende a aplicação da lei para todos, algo fundamental para uma sociedade transparente e com justiça ampla. Exemplos são as Avenida Rebouças, Rua Gabriel Monteiro da Silva, Avenida Europa e Avenida 9 de Julho.
ZCOR 3 – ZONA CORREDOR COM MAIS ATIVIDADES COMERCIAIS
É a com mais pontos comerciais em funcionamento. Nesse caso, é permitida a atividade de bares e restaurantes, por exemplo, como se vê na Avenida Rebouças, entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rua Maria Carolina.