Reciclagem nos Jardins
Dicas para reciclar o seu lixo
Coleta de lixo domiciliar e seletiva (reciclável)
A empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar e seletiva (lixo reciclável) em nosso bairro é a empresa Loga. Para saber os dias e horários em que ambos coletas ocorrem, consulte este link: loga.com.br. Somente é necessário colocar o seu endereço para visualizar as coletas na sua residência.
Nas ruas em que há o contêiner verde a coleta do lixo comum é diária. Nas demais vias o recolhimento do lixo ocorre de porta em porta, três vezes por semana. ATENÇÃO! Se em sua rua tiver o contêiner, ele deve ser utilizado apenas para lixo comum, não o utilizar para a coleta seletiva nem mesmo para descarte de restos vegetais decorrentes de poda.
Coleta seletiva contratada (lixo reciclável).
Por incentivo dos moradores, a AME JARDINS firmou uma parceria com a empresa YouGreen Cooperativa, para ampliar a quantidade de moradores que utilizam a coleta seletiva contribuindo para um mundo mais sustentável. Em tempos de pandemia e com muitas pessoas em casa, aumentou consideravelmente o número de resíduos provenientes de pedidos de delivery: caixas, sacolas e demais embalagens de consumo de alimentos e produtos domésticos. Com isso, os moradores dos Jardins perceberam o impacto que isso gera ao meio ambiente.
Além dos serviços de coleta, a YouGreen oferece aos seus clientes um treinamento para descarte adequado dos resíduos, relatórios mensais para acompanhamento mensal do conteúdo recolhido, reciclado e rejeitado.
Se você tem interesse em saber mais sobre a YouGreen acesse: yougreen.coop ou entre em contato pelo telefone (11)2232-5777 ou (11)2982-0184.
Descarte de resíduo vegetal (lixo verde)
Amontoar os detritos na calçada atrapalha o fluxo de pedestres, especialmente aqueles com alguma dificuldade de locomoção, prejudica o solo onde os restos foram largados e ajuda a atrair animais peçonhentos. Além disso, pode caracterizar crime ambiental (Lei Federal 9.605/1998) e sujeitar o infrator à multa, como prevê a Lei Municipal 13.478/2002.
O que não pode ser feito:
- Deixar os dejetos soltos, fora de sacos de lixo em frente da sua casa. O lixeiro não recolhe e a Prefeitura não tem serviço regular para recolher esses entulhos;
- Jogar o lixo verde em canteiros, esquinas ou nas praças. Novamente: a Prefeitura não faz a coleta periódica desse tipo de material;
- Ensacar os restos de poda e colocá-los em canteiros ou praças. Isso o lixeiro e a Prefeitura também não recolhem;
- Ensacar o material em grande quantidade e colocar tudo na frente da casa. Isso prejudica a capacidade dos caminhões de lixo, que recolhem até dois sacos por dia.
O que fazer, então?
- Nas ruas onde a coleta domiciliar de lixo é mecanizada e feita por meio das caçambas verde, quando a quantidade de resido for pequena o material deve ser ensacado e depositado nas caçambas limitado a dois sacos por dia por residência.
- Nas ruas onde a coleta domiciliar de lixo é feita por a porta, se a quantidade for pequena o resido deve se ensacado e depositado em frente á residência também limitado a dois sacos por dia por residência.
- Ensacar os restos de poda e colocá-los em canteiros ou praças. Isso o lixeiro e a Prefeitura também não recolhem.
- Se a quantidade for grande, alugue uma caçamba ou contrate um serviço de coleta domiciliar de resíduos. Há várias empresas que prestam esse serviço. Em uma caçamba cabe, em média, o equivalente a 70 a 90 sacos. Os serviços de coleta têm capacidade maior.
- Outra opção é levar os resíduos para um dos Ecopontos da cidade. Endereços estão no site: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade. Eles foram criados justamente para receber esse tipo de detrito. Funcionam, normalmente de segunda a sábado das 6h às 22h e, aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Recolhe o equivalente a 18 sacos.
Oriente seu jardineiro sobre o modo correto de descartar o lixo verde.
Os Jardins agradecem!
NEWSLETTER
Inscreva-se e receba todas as novidades e notícias sobre tudo que acontece na AME JARDINS.